Exames de imagem, como a Ressonância Magnética e a Tomografia Computadorizada, são indicados para a avaliação e diagnósticos das mais diversas patologias, dentre elas as relacionadas à coluna vertebral. Uma delas é a hérnia de disco. Para tirar as principais dúvidas sobre o tema, confira a entrevista com nosso médico radiologista da Magnescan, Dr. Bruno Landim.
Por Dr. Bruno Landim
Médico Radiologista da Magnescan
Qual a função dos exames de imagem na avaliação da coluna vertebral?
Os exames de imagem possuem diversas indicações para a avaliação da coluna vertebral, como pesquisa de fratura em casos de trauma, avaliação de artrose e dos discos intervertebrais, pesquisa de tumores ou metástases, entre outras.
Quais as patologias da coluna mais frequentes nos exames de imagem?
As patologias mais frequentes são as alterações degenerativas decorrentes do envelhecimento, como a artrose, e patologias discais, como as hérnias.
O que é uma hérnia de disco e qual o melhor exame para a sua avaliação?
A hérnia de disco é o deslocamento do conteúdo central do disco para o interior do canal vertebral podendo causar compressões sobre a medula e raízes neurais. A Ressonância Magnética é considerada o melhor exame para a avaliação da hérnia de disco.
Qual a importância da Ressonância Magnética na avaliação das hérnias de disco?
Através da Ressonância Magnética consegue-se avaliar qual ou quais os discos comprometidos, o tamanho e a posição das hérnias, bem como quais estruturas elas tocam ou comprimem.
Quais os sintomas mais comuns de uma hérnia de disco?
As hérnias de disco podem ser assintomáticas ou podem causar dores com irradiações, dormências e fraqueza nos membros superiores e inferiores.
Hérnia de disco tem tratamento?
Sim. O médico assistente poderá optar pelo tratamento clínico/medicamentoso ou pelo tratamento cirúrgico após avaliar as particularidades de cada caso.